Tradutor

domingo, 20 de julho de 2014

ΑΩ - O Batismo Segundo a Igreja Católica Apostólica Romana:

** Por que os católicos batizam as crianças, se não têm pecado e ainda não chegaram ao uso da razão para poder crer? A Bíblia diz: "O que crê e se batiza, se salvará" (Marcos 16:16).
Para poder interpretar corretamente a Bíblia, temos que olhar tudo o que diz acerca de um determinado tema. Pois bem, que diz a Bíblia acerca do Batismo?

1 - As crianças são pecadoras, pois têm o pecado que cometeram Adão e Eva, e que se chama: Pecado Original.

"Porque sua estirpe era má desde a origem... Não era por temor do que quer que fosse que vos mostráveis indulgente para com eles em seus pecados" (Sabedoria 12:11).

"Eis que nasci na culpa, MINHA MÃE CONCEBEU-ME NO PECADO" (Salmo 50:7).

"Assim como pela desobediência de um só homem foram TODOS CONSTITUÍDOS PECADORES, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos" (Romanos 5:19).

2 - A Bíblia não diz que se pode batizar somente os adultos. Fala de forma geral: portanto, crianças e adultos.

"Em verdade, em verdade te digo: quem não RENASCER da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus" ( João 3:5).

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua FAMÍLIA" (Atos 16:31).

Segundo o costume daquele tempo, a família abrangia os pais, os filhos, os servidores e os escravos [[Gênesis 17:23-27]]. Com a fé do pai da família, se assegura o Batismo para todos. Pois bem, famílias inteiras receberam o Batismo. - [[Atos 10:47-48; 1 Coríntios 1:16]].

"Lídia foi batizada juntamente com a SUA FAMÍLIA" (Atos 16:15).

"Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e TODA A SUA FAMÍLIA" (Atos 16:33).

3 - O Batismo não serve somente para tirar o pecado. Dá o Espírito Santo. Se servisse somente para tirar o pecado, Jesus não teria recebido o Batismo, pois não tinha pecado. Portanto, o Batismo serve para as crianças, porque lhe confere o dom do Espírito Santo.

"Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo" (Marcos 1:8).

"No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele" (Marcos 1:10).

4 - Além disso, o Batismo serve também como porta para a Igreja. Se não, porque São Pedro ordenou que se batizasse Cornélio, com sua família, se havia recebido o Espírito Santo e pelo mesmo também seus pecados haviam sido perdoados? Mediante o Batismo, começaram a fazer parte da Igreja.

"Então Pedro, tomou a palavra: 'Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós?' E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias" (Atos 10:47-48).

** Por que na Igreja Católica não se faz os batizados no rio, já que Jesus se batizou no rio?

Estamos obrigados a cumprir tudo o que Jesus ordenou não tudo o que Jesus fez. Ou então teríamos de nos vestir como ele, comer, morrer pregado na cruz, etc. Pois bem, sobre o Batismo, Jesus não disse nada acerca da maneira de como ser realizado.
O que encontramos na Bíblia são formas práticas de realizar o Batismo, ou costumes, não leis obrigatórias para todos e para sempre.

Por exemplo: como se batizaram as três mil pessoas que se converteram no dia de Pentecostes, Cornélio [[Atos 10:47-48]] e o carcereiro com sua família [[Atos 16:33]], se não havia nenhum rio a disposição? Quando a Bíblia fala do Batismo por imersão, está apresentando um costume e não uma lei. O que importa é receber o Batismo.
Conforme os tempos e os lugares se estabelecem maneiras práticas para realizar o sacramento.

Fonte: "A Igreja Católica e as Seitas - Perguntas e Respostas" - Padre Flaviano Amatulli Valente - Páginas: 54, 55 e 56.

OBS: As passagens bíblicas foram tiradas da Bíblia Edição Católica.   

Um comentário:

  1. O texto sobre o "Batismo Segundo a Igreja Católica Apostólica Romana" é bastante informativo e esclarecedor para pessoas que nunca foram católicas, como eu, por exemplo.

    ResponderExcluir