Tradutor

domingo, 6 de julho de 2014


Um Deus que descansa:

O quarto mandamento que Moisés trouxe do monte depois de seu encontro com o SENHOR fala sobre um dia específico da semana para o adorar:

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR, os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êxodo 20:8-11).

Um conceito fantástico! Um Deus que encorajou o descanso. Um Deus que não escravizou Seu povo. Nenhuma nação nunca conheceu um Deus como este.
Por meio de praticar o Shabat (Descanso), as famílias judias poderiam declarar para sempre as virtudes de um Deus que provê para o Seu povo. Suas situações financeiras não podiam ser o fator determinante de sua vida, se tivessem em obediência aos Seus Mandamentos. Ele proveria o suficiente por seus dias para que elas pudessem descansar no sábado.

O Deus de Israel foi fiel à Sua Palavra por 40 anos no deserto. Cada dia, as pessoas deveriam recolher o maná para um dia somente, mas no sexto dia deveriam pegá-lo para dois dias; não havia nenhuma colheita no dia de Shabat. Alguns tentaram acumular e esconder o maná; outros não prestaram nenhuma atenção ao Mandamento do SENHOR e não recolheram o suficiente para o Shabat. O SENHOR mostrou para ambos os grupos que Ele cumpriria Sua Palavra (Êxodo 16:4, 14–20).

descanso do dia de Shabat não era só para os israelitas, mas também até mesmo para os servos e animais. Deus ainda estabeleceu mais regras. A terra precisava descansar a cada sete anos. As pessoas tinham que confiar na provisão de Deus para esse ano sabático. O SENHOR dissera a Moisés: “Vocês se sustentarão do que a terra produzir no ano de descanso” (Levítico 25:6).
Israel estava praticando aquilo que os agricultores aprenderam posteriormente ao saber que os nutrientes do solo se renovam quando a terra descansa por um ano.

Fonte“O teu povo será o meu povo” — Don Finto — Páginas: 50 e 51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário