Tradutor

domingo, 31 de agosto de 2014

ΑΩ - Epístola de Paulo aos Efésios:

Quero tratar aqui em especial do capítulo 4 versículo 11. Um versículo que tem sido mal interpretado por alguns "estudiosos" e levado pessoas leigas a acreditarem de que se trata de "ministérios" e não de dons (o que de fato, Paulo quer tratar). O versículo em estudo diz o seguinte:

"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres" (Efésios 4:11).

O que comentarei aqui, estarei firmado e baseado em fontes seguras e sérias, de estudiosos que dedicaram e dedicam suas vidas à estudarem e analisarem a Bíblia. Quero começar com o Teólogo Judeu Messiânico: David H. Stern. Ele diz o seguinte em sua obra - Comentário Judaico do Novo Testamento: Esses são os dons de Yeshua para a Comunidade Messiânica. Devido à ambiguidade do grego aqui, algumas pessoas consideram os dois termos "pastores" e "mestres" como se referindo à mesma função: "pastores-mestres". Pastorear e ensinar são habilidades que se sobrepõem, no entanto são distintas. Emissários (apóstolos) fundavam congregações. Profetas falavam a palavra de Deus. Proclamadores das boas-novas (evangelistas) comunicam as boas-novas (Evangelho) de modo que as pessoas se voltem do pecado e aceitem o perdão de Deus por intermédio do Messias. Pastores prosseguem a partir desse ponto, ensinando e aconselhando os crentes novos e maduros para viverem a vida messiânica. Mestres comunicam e aplicam a verdade bíblica. Nenhum deve se orgulhar quanto a sua posição, mas sim preparar o povo de Deus
Fonte: "Comentário Judaico do Novo Testamento" - David H. Stern - Página: 637.

Podemos notar que o senhor Stern fala de DONS e não de MINISTÉRIOS.

Na Bíblia de Estudo Almeida, no seu comentário de rodapé, seus elaboradores tratam os "títulos" como enumeração de dons. Quem tem, confira na página 285.

Vamos analisar o que a Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal, fala a respeito:

Nossa unidade em Cristo não destrói nossa individualidade. O Espírito Santo concedeu a cada "cristão" DONS especiais para edificar a Igreja. Agora que já temos esses DONS, será essencial usá-los. Você está espiritualmente maduro para colocar em prática os DONS que Deus lhe deu? 

Este comentário está na página 1651. Se você tem essa Bíblia, confira!! 

Pois bem, agora vamos a um livro de pesquisas que analisa o Antigo e Novo Testamentos:

Os dons (verso 11 - tratando sobre Efésios 4) provêm do Cristo que ascendeu e são parte da promessa do Espírito Santo. Paulo omite alguns dons listados em outros textos e cita os relacionados mais diretamente à edificação da igreja. Em primeiro lugar, apóstolos, no sentido mais restrito, a autoridade permanente. Profetas: homens inspirados que revelam a verdade de Deus. Evangelistas: missionários pregadores, por meio de quem os homens se tornavam seguidores de Cristo. Pastores e mestres: em outros trechos, são chamados de anciãos e bispos, que zelavam pelos convertidos e pelo seu crescimento. Todos os pastores numa igreja local deveriam estar aptos para ensinar (alguns em particular e outros em público), como também para pastorear (1 Timóteo 5:17); mas havia também mestres na igreja que tinham uma missão mais itinerante do que os administradores (Romanos 12:7 - 1 Coríntios 12:27). Os três propósitos desses dons são preparar pessoas que vão fazer o serviço que vai edificar a igreja. O terceiro propósito, que é o propósito final, é o tema recorrente das carta (Efésios 1:23; 2:21; 3:19; 4:13-16; 5:27).
Fonte: "Comentário Bíblico NVI // Antigo e Novo Testamentos" - F.F. Bruce - Página: 1994. 

Como podemos ver, a Epístola de Paulo aos Efésios 4:11, trata de DONS e não de MINISTÉRIOS como alguns têm pregado. Uma coisa, é diferente da outra. Vejamos o que nos diz o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa acerca das duas palavras em questão: Dom e Ministério:     

dom 
substantivo masculino
1. Donativodádivabenefício.
2. Prendatalentodote natural.
3. Título honorífico que em Portugal se dava aos membros da família real e da antiga nobreza e a certas categorias religiosas.



mi·nis·té·ri·o 


substantivo masculino

1. Conjunto dos ministros que regem a nação.


2. Edifício onde estão as repartições de um ministro.


3. Secretaria de Estado.


4. Ofíciocargofunçãoserviço.


5. Ofício de cura de almas ou de ministro do Evangelho.

** Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Notem que dom, é um presente, um benefício e ministério, é um cargo, um trabalho.

Quero chamar atenção sobre um comentário em resposta aos mórmons dos elaboradores do estudo sobre apóstolo e diácono na Bíblia Apologética de Estudo. Prestem atenção!!

Os mórmons afirmam que o sacerdócio é a chave para a restauração dos ofícios que existiam na igreja original. Entre esses supostos ofícios, estão: setenta patriarcas, sumo sacerdotes, élderes e diáconos. Perguntamos: "Onde podemos encontrar esta lista em todo o Novo Testamento?". Os mórmons querem restaurar algo que nunca existiu na Igreja primitiva. 
Se tomarmos a palavra apóstolo no sentido lato: "enviado", então todos os "crentes" são apóstolos e não somente alguns, porque a todos foi designada esta tarefa (Mateus 28:19).
Mas se tomarmos o sentido restrito, somente os doze apóstolos são oficiais, porque eles foram chamados PESSOALMENTE por Cristo.

Quanto ao cargo de diácono, é sabido que os mórmons contrariam não só a Bíblia, mas também os próprios ensinos de seus líderes, pois para ser diácono é necessário que o tal seja casado (1 Timóteo 3:12). Mas hoje os mórmons ordenam adolescentes a partir dos doze anos de idade a este cargo.

O plural da palavra "apóstolo" não quer dizer que deva existir em toda a história da Igreja apenas dois apóstolos como muitos têm ensinado por aí. Paulo está, neste texto bíblico, atestando o fato de que em sua época existiam com ele outros apóstolos (1 Coríntios 4:9; 9:5). Há por ventura, HOJE, um apóstolo com as mesmas credenciais de Paulo? Não!! O primeiro requisito para ser um apóstolo como Paulo (e os doze) era ter visto a Jesus Cristo (Atos 1:22; 1Co 9:1; 15:7-8).
Pergunto: "Os que se dizem apóstolos hoje, viram a Jesus Cristo?? Têm este requisito??



Nenhum comentário:

Postar um comentário